Nossa História

Em 2011, a cidade de Salto, que contava apenas com uma organização que realizava Acolhimento Institucional de crianças e adolescentes, verificou a necessidade do atendimento a esse mesmo público com idade superior a 11 anos e 11 meses, sobretudo aqueles com faixa etária superior a 14 anos, pois os mesmos estavam sendo acolhidos em outras cidades da região, como São Paulo, acarretando uma distância geográfica das famílias que dificultava o trabalho dos técnicos para o desacolhimento, isto é, a reaproximação familiar.

 

Assim, devido a esse cenário, os responsáveis pelo município de Salto buscaram conhecer o trabalho da Casa Naim, unidade de São Paulo, mantida pela Associação Aliança de Misericórdia e verificaram a possibilidade de inserir uma unidade Casa Naim na cidade de Salto, pela mesma organização mantenedora.

 

A Casa Naim Salto abriu as suas portas em janeiro de 2012, que acolheu crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses. Nesse primeiro ano de trabalho, e na primeira gestão, o objetivo era iniciar a instituição, acolhendo crianças encaminhadas pelo judiciário, construindo parcerias que pudessem contribuir com a instituição que estava acabando de abrir suas portas, e iniciar seus trabalhos psicossociais em função do município, tarefa árdua que envolveu o reconhecimento não só pelos responsáveis principais do município, mas também para a rede social do município (educação, saúde, judiciário, outros).

 

Em março de 2013 iniciou uma segunda gestão da instituição, a qual permanece nos dias atuais. Gestão esta que já iniciou suas atividades buscando construir uma estrutura sólida: organização do quadro de funcionários, para diminuir a rotatividade dos colaboradores; estruturação da equipe técnica, sendo, psicólogo e assistente social. Assim, outros  aspectos foram se tornando mais estruturados e desenvolvidos dentro da instituição. Além disso, nesse ano trabalhou-se mais em dois eixos: 

  • o desenvolvimento da área de coordenação da instituição, que cuida da rotina institucional, cronograma de atividades, atividades e lazer, garantindo o que é de direito e promovendo a responsabilidade e deveres.

  • o desenvolvimento da área técnica, a qual possibilitou os acolhidos mais informações sobre os procedimentos judiciários, e atendimento dos acolhidos no âmbito psicossocial, do mesmo modo que o trabalho com as famílias foram intensificados. 

 

Outro fator que ganhou maior estrutura e cuidado foi o espiritual, já que cuidar da vida espiritual das crianças e adolescentes deve ser garantida no que tange a legislação, desde que respeitado o desejo de cada acolhido enquanto criança e adolescente.

 

Dessa forma, em 2014, a instituição obteve resultados positivos para 4 adolescentes foram desabrigados aos 18 anos, sendo 3 desses adolescentes foram inseridos na comunidade com trabalho, casa (mais de 6 meses de aluguel garantido), estudo encaminhado, poupança iniciada para o futuro, laços afetivos reconstruídos com os familiares, entre outros. Também no mesmo ano foram desabrigadas 10 crianças/adolescentes, os quais retornaram para as famílias biológicas, totalizando 14 crianças/adolescentes desacolhidos no ano. 

 

Estes resultados também demonstram um dos focos de trabalho de 2014 da área técnica, que foi o desenvolvimento de articulações com a rede social, pois a partir de 2014 a instituição reconstruiu/construiu fortes laços com os CRAS das 5 regiões de Salto, CREAS, os quais muito contribuíram com o trabalho realizado junto as famílias. Ainda muito se fez para manter os vínculos com as redes de educação e saúde do município.

 

Isto mostra que, o que se tem planejado e trabalhado na Casa Naim, sido executado com ótimos resultados. Além disso, em pouco tempo a instituição também já ganhou prêmios, como, em março de 2014 recebeu do Jornal Taperá de Salto como Instituição Social Destaque em 2013, além de ter conquistados novas parcerias com projetos para captação de recursos.

 

No final de 2014, iniciou-se os trâmites para desvinculação com a mantenedora, a Associação Aliança de Misericórdia e em 2015, com um novo CNPJ, bem como nova diretoria, foi constituída a Associação Casa Naim Salto.

 

Em 2016, o ano foi marcado pelo empenho da gestão em planejar e desenvolver novas captações de recursos ao serviço, seja por meio da participação em eventos, abertura do "Bazar Solidário Casa Naim Salto", ou pela dedicação em firmar parcerias existentes e desenvolver novas parcerias, para que desse modo a Associação pudesse conquistar novos passos, os quais contribuíssem para oferecer mais qualidade no serviço prestado aos usuários do serviço.

 

Deste modo, a Associação busca atender tais demandas, e principalmente desenvolver um serviço psicossocial digno e de qualidade com as famílias, para que as crianças e adolescentes tenham garantidos sua convivência familiar e comunitária com qualidade de maneira organizada e estruturada.

Telefone: (11) 4021-2267 / casanaimsalto@gmail.com  /  Rua Rubi, 120 - Jardim Sontag - CEP: 13.322-153 - Salto/SP

© 2019 criado por Organela Soluções - contato.organela@gmail.com

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
checklist.png

Formulários

application.png

Cadastros